Zumbido

O que é Zumbido?

img-zumbidoO zumbido pode ser definido como toda percepção de som na ausência de um estímulo sonoro correspondente no ambiente a sua volta. Faz parte do grupo das percepções fantasmas e refere-se ao estado de consciência da percepção de um sintoma na ausência de estímulo correspondente.

Trata-se de um sintoma, e não de uma doença, e numa mesma pessoa pode ter várias causas. Muitas doenças podem causar o zumbido e mais de uma causa pode estar presente no mesmo indivíduo. Trata-se de uma condição de saúde bastante frequente. Estudos epidemiológicos indicam que a prevalência de zumbido varia de 10 a 15% na população geral. A prevalência no Brasil ainda é desconhecida, porém estima-se que 28 milhões de brasileiros já tenham tido alguma forma de zumbido. Apesar da elevada prevalência, sabe-se que apenas uma pequena parte dos indivíduos acometidos, cerca de 5%, se incomoda com o zumbido. Para estes casos há prejuízos diretos na qualidade de vida (sono, concentração, humor, emoções, audição).

A boa notícia é que hoje em dia, pelo crescente interesse no assunto e pelo aumento substancial de estudos, conhecimentos e publicações sobre o tema, pode se obter melhores resultados terapêuticos do que antigamente. São várias as opções de tratamento, e estas devem ser personalizadas caso a caso. Para alguns pacientes uma abordagem multiprofissional e mais abrangente é indispensável.

Para maiores informações clique aqui http://www.zumbido.org.br

Como fazer o cadastro de pacientes online?

  1. Ao entrar no site (www.zumbido.org.br)
  2. Clicar em “Pre-Triagem de Pacientes” (coluna azul do lado esquerdo da página)
  3. Esperar abrir a nova página
  4. Clicar na caixa azul que fica à direita da página “Cadastro para Paciente”
  5. Esperar abrir a nova página
  6. Aceitar a “Minuta Otorrino” no final da página (canto inferior direito)
  7. Esperar abrir a nova página
  8. Preencher os dados e responder às perguntas. Sempre confirmando o cadastro no final da página (canto inferior direito)
  9. Anexar a audiometria (fazer o upload do arquivo)
  10. Finalizar o cadastro

Assim que for feito o cadastro poderemos analisar se o caso se enquadra nos critérios de seleção para atendimento no Grupo de Pesquisa de Zumbido.